Fevereiro/Março - 2017

Palavra do Pároco

Amados irmãos,

Convertei-vos! E crede no Evangelho!

Entramos num dos períodos mais importantes de nossa caminhada de cristãos: a Santa Quaresma! Ao longo de 40 dias a Igreja nos convida a um caminho de conversão, de luta contra nossos pecados, em vista da grande e mais importante festa de nosso Ano Litúrgico, a Santa Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo...

Eis o tempo de conversão! Assim ouvíamos na Quarta-feira de Cinzas.

Conversão esta que não é apenas uma mudança exterior... muito mais! É uma mudança de atitude interior, de mentalidade, do fundo do coração mesmo! As armas a serem usadas neste tempo é o jejum, a oração e a caridade. Não percamos tempo, não deixemos passar em branco este tempo de preparação, de purificação e de batalha interior.

O prêmio que nos foi prometido é nada menos que a Coroa da Vitória conquistada por Jesus Cristo! Que tal estabelecer algumas metas a partir daquelas três armas? Coragem!

Não podemos deixar de lembrar de um grande Santo celebrado neste mês: São José! Pai adotivo de Jesus, realizou a grande, humilde e nobre missão de cuidar da família mais preciosa de Deus. Modelo de todos os homens e de modo especial dos esposos, são José é o grande santo da família cristã. Provedor e homem justo, intercede por todos os lares cristãos. Celebraremos neste ano no dia 20 de março, em razão do domingo da quaresma.

Com relação às obras do Complexo Paroquial, seguimos com a construção do estacionamento sob a igreja e o centro de pastoral. Acreditamos que para o final de abril poderemos utilizá-lo para abrigar os veículos dos paroquianos que frequentam a missa na Comunidade Santa Suzana...

Com isto, também, terminará o projeto de construção da 1ª etapa: a construção da Caritas... Seguiremos agora para a 2ª etapa que é a construção da igreja matriz e do centro de pastoral – o Catecumênio. Com o caixa zerado, estaremos desenvolvendo ainda mais a campanha dos benfeitores do metro quadrado e da busca de doações para a consecução das obras. Elas não podem parar!!! Gostaríamos muito de contar com a ajuda de todos vocês! Afinal, essa obra é nossa e será nossa marca indelével nesta região!

Que possamos, irmãos, trabalhar juntos para que o Reino de Deus se manifeste através da nossa Matriz. Muito é preciso fazer, mas não esmoreçamos, pois quem vai à nossa frente não é ninguém senão o nosso Deus!

Deus os abençoe!

Pe. Manoel Viana - Pároco


Solidariedade Quaresmal

Os paroquianos exercitaram a solidariedade e a caridade neste tempo da Quaresma.

É que no último dia 14, Quarta-feira de Cinzas, tivemos um terrível incêndio na comunidade do Paraisópolis, onde mais de 100 famílias perderam absolutamente tudo...

Ao apelo do Pe. Manoel nossa comunidade paroquial e também a Caritas responderam pronta e generosamente com alimentos não preteríveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas, sapatos, utensílios etc.

Tudo foi enviado à Paróquia São José no Paraisópolis, onde será distribuído às vítimas.

Agradecemos todos os irmãos! Que Deus os abençoe!

Pe. Manoel Viana - Pároco


Nosso Futuro

Cobrindo o estacionamento estendido!



Ao começarmos 2017 entramos na última etapa do escopo de obras relacionado com o projeto apresentado na Conferência Episcopal Italiana – CEI. O estacionamento, que está sob a Matriz Paroquial e sob o Centro Pastoral, terá sua estrutura de concreto e lajes concretadas até Abril. Este estacionamento é chamado de “estendido”, pois durante a semana será um importante apoio operacional e, potencialmente, de geração de renda para o Centro Social e de Formação para o Trabalho.

A laje de cobertura do estacionamento é também o piso da Matriz, que já começa a se configurar.Porém, finalizada a concretagem desta laje, sobrarão poucos recursos, que serão utilizadas nas atividades de desmobilização da obra. Para seguirmos com as etapas seguintes, precisamos acumular mais verba no nosso fundo de obras.

O nosso desafio continua sendo viabilizar os recursos para a continuidade da obra. Continuamos precisando de um reforço expressivo de doações. Confiamos que este desafio será vencido também, no tempo de Deus.

Sabemos que o Senhor não deixará faltar. Mas sabemos também que Ele age por meio de homes e mulheres, dos que são próximos. Portanto, exortamos mais vez – e faremos sempre até que todo o complexo esteja concluído – aos nossos paroquianos a se engajarem ao máximo com a campanha do M2. Colabore! Divulgue! Incentive! Motive os seus amigos!

Juntos, edificamos o Reino de Deus!

Espiritualidade

Quaresma: tempo de reencontro

Dizem os peritos em Liturgia que não é bom considerar a Quaresma como tempo isolado, pois isso diminui seu sentido. É melhor considerá-la como parte de um ciclo, o Ciclo da Páscoa, que compreende Quaresma, Páscoa e Pentecostes. E isso é interessante do ponto de vista da nossa caminhada de fé. Quaresma sem Páscoa não faz sentido; Páscoa sem Pentecostes acaba incompleta e empobrecida.

O que são, portanto, esses 40 dias que dão nome a esse tempo? São início de caminhada que culmina na Páscoa e recebe a coroa no Pentecostes. São como os 40 dias de deserto na vida de Jesus: dias de profundo encontro consigo mesmo, com Deus no mistério pascal e encontro com o Espírito que anima e sustenta a caminhada da Igreja.

Quaresma é tempo de encontro consigo mesmo, com a realidade que somos. E seu início nos garante que somos pó. No deserto de sua Quaresma, Jesus venceu a tentação de pensar somente em si, nos próprios interesses (tentação de transformar as pedras em pão); superou a tentação de pôr Deus a serviço de seus caprichos (tentação de atirar-se do ponto mais alto do Templo de Jerusalém); venceu a tentação de tudo possuir, ser dono do mundo, mesmo que para tanto devesse ajoelhar-se em adoração a Satanás.

Quaresma, portanto, é tempo de reencontrar-nos conosco mesmos naquilo ao qual somos chamados e para o qual fomos feitos, à semelhança de Jesus vencedor das tentações.

Além disso, na Quaresma os católicos do Brasil refletem sobre o tema da Campanha da Fraternidade a fim de agir em sintonia com o projeto de Deus. Neste ano, em continuidade com o ano passado, nos são propostas reflexões sobre os biomas que compõem nosso País. Destruí-los é destruir-nos; preservá-los é conservar e proteger nossa casa comum. Bioma é um território – por exemplo a Amazônia, o Cerrado etc. – caracterizado por vegetação, clima, fauna, flora e população iguais. Que tal conhecer mais essas realidades que formam nossa casa comum? Não seria também isso um reencontrar-se?

Pe. José Bortolini


Cáritas em Ação

A todo vapor no Ano Novo! A Cáritas Santa Suzana entra em 2017 com força total, atendendo a dois públicos distintos:

Centro Social:

Crianças de 06 a 14 anos. É um encontro de convivência, um espaço assistencial que garante a formação integral, desenvolvendo a capacidade de conviver em sociedade, fortalecendo vínculos sociais, familiares e comunitários. Trabalhamos as regras de convivência, cidadania, valores, reforço escolar, artes, teatro, educação física, skate, catequese, atualidades e coral.

As crianças frequentam a Cáritas diariamente, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. É uma exigência estar matriculado e frequentando a escola pública. São quatro turmas pela manhã, das 8h30 às 11h30, e quatro turmas à tarde, das 14h às 17h.

Formação para o Trabalho:

Jovens de 15 a 18 anos, no projeto Preparando para o Primeiro Emprego (PPE). Com duração de seis meses, o curso tem duas turmas de 35 alunos e trabalha com Técnicas Administrativas, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Marketing Pessoal, Inovação, Comunicação Visual, Informática Básica, Reforço em Português e Matemática.

Com este preparo os jovens terão oportunidade no mercado de trabalho como “Jovem Aprendiz”. Como a Cáritas tem parceria com o Banco do Brasil, eles podem participar do Projeto Aprendiz de Serviços Bancários. Nossa entidade batalha a captação de empresas parceiras para aumentar a possibilidade de inserção do menor no mercado de trabalho.

Outros cursos programados:

As matrículas estão abertas para os cursos de Varejo e Alfabetização de Adultos, que se realizarão no segundo semestre. Devem acontecer ainda Escola de Beleza, Auxiliar de Cozinha e Jovem Aprendiz do Esporte (JADE) – sem data definida para o início.

Aconteceu em novembro:

Dia 19 - Sarau do Preparando para o Futuro (PPF) com adolescentes de diferentes entidades, patrocinado pelo Projeto Sonhar Acordado, no Espaço Santander. Foi um encontro com muita cultura – dança, teatro, canto, poesia e desenhos.



Dias 22 e 24 - A professora de teatro Glaucia Palmiere revolucionou nosso fim de ano com a apresentação de quatro peças: Peter Pan; Mágico de Oz; Alice no País das Maravilhas; e Vampiros. Contando com cenário e guarda-roupa do nosso parceiro Teatro Macunaíma, as peças ficaram sensacionais!

Dia 24 - Happy Hour da Cáritas, no Outback do Shopping Jardim Sul. Casa cheia, comunidade presente e prestigiando a Cáritas. Foi um sucesso!


Dia 29 - Encerramento do Ano do Projeto Bolso Mágico. Foi um animado evento com todas as crianças da Cáritas, na Chácara do Jóquei. Muitas atrações, brincadeiras, contação de histórias, exposição dos trabalhos do ano, e um lanche delicioso e farto. Foi um dia de total alegria.

Festa de encerramento

O dia 10 de dezembro começou alegre com todas as crianças e jovens reunidos no “Espaço Dona Glorinha”. Muitas crianças enfeitaram uma árvore de Natal pela primeira vez. Com a chegada da Viviane, regente do nosso Coral, as crianças começaram a apresentação, encantando a todos com lindas canções natalinas. Ao som de “Noite Feliz”, foi colocado o Menino Jesus no Presépio.

Depois, foram todos para o refeitório, carinhosamente decorado por Verenice e Vani, nossa dupla incansável! O almoço estava uma delícia, assim como a sobremesa (sorvete, bolo e frutas).

Ao toque do sino, chegou o Papai Noel para entrega dos presentes, encerrando o ano com chave de ouro! As fotos falam por nós...

Papai Noel e a Cáritas:

Papai Noel veio beneficiar o projeto da Cáritas numa ação forte e significativa.da ASBZ Advogados, com o lema “Hoje a nossa felicidade é ver você feliz”. Grupo alegre e participativo, liderado por Adriana Pássaro, veio entregar uma doação expressiva num momento de muita dificuldade para nossa entidade. Deus lhes pague. Que 2017 seja promissor para a ASBZ Advogados e para seus clientes. Toda nossa gratidão e alegria!

Agenda especial em dezembro:

Dia 11 - Crisma de nove adolescentes preparados cuidadosamente por nossa catequista Maria dos Anjos na Catedral do Campo Limpo.

- No mesmo dia, todas as crianças do Projeto Sonhar Acordado participaram de uma grande festa natalina no Colégio Pio XII. Foi um dia de alegria, com barraquinhas de comes e bebes e lindos presentes.



Dia 12 - Entrega dos certificados de conclusão do curso preparatório para o primeiro emprego (PPE). Com a presença de toda equipe de professores e membros da Diretoria, os jovens, muito animados e felizes, receberam das mãos dos professores o seu certificado de conclusão do curso. Foram convidados também os jovens do Projeto Serviços Bancários do Banco do Brasil. Todos ouviram palavras de apoio, incentivo e o conselho: “Nunca pare de estudar. Esta é a alavanca para o sucesso!”



Dia 15 - Último evento do ano: 88 crianças participaram de uma grande festa de Natal no Colégio Objetivo de Alphaville, com patrocínio do Instituto Cândido, nosso grande parceiro. Não faltaram brincadeiras, lanches deliciosos e muitos presentes.


Meditação Cristã

Há alguns meses iniciamos na nossa Paróquia um Grupo de Meditação Cristã. Desde que cheguei na Comunidade de Santa Suzana, senti a necessidade de transmitir aos irmãos, um pouco do legado monástico que recebi durante mais de 20 anos de permanência no mosteiro beneditino. O fundador da Comunidade Mundial de Meditação Cristã foi o monge beneditino inglês, John Main (1926-1981).

É possível sermos contemplativos no meio do mundo como mosteiros vivos sem muros e de portas abertas. E a Meditação Cristã nos propicia a realização desse ideal.

O Grupo de Meditação costuma se reunir semanalmente, no entanto, por questão de agenda, reunimo-nos quinzenalmente, às quintas-feiras, 20h, numa sala da Cáritas.



Os grupos de Meditação podem se reunir em todos os lugares, como afirma Laurence Freeman, o sucessor de John Main: lares, igrejas, prisões, escolas, universidades, hospitais e locais de trabalho.

O objetivo da Meditação Cristã é experimentar e sentir a ação do Espírito que habita dentro de nós, através da repetição do mantra. Não pensar sobre Deus, mas sentir Deus. Por que pensar naquele que já está dentro ti? Estamos imersos numa concepção espiritual na qual se enfatiza demasiadamente as atividades do intelecto. Desde crianças fomos treinados a rezar pedindo a Deus alguma graça, de modo que a oração de súplica torna-se o único modo de rezar de muitos cristãos. Na Meditação Cristã, o Meditante se cala para ouvir Deus. Assim, o silêncio se torna indispensável para que se desenvolva uma verdadeira experiência espiritual. Para muitos, a experiência espiritual se restringe à cabeça e não à experiência do coração. O Meditante se exercita na oração do Coração; sua coração consiste na descida do intelecto ao coração e nele permanecer, adorando Aquele que aí habita! “A oração do coração é uma Liturgia dentro de nós. A Igreja é o nosso corpo, o altar é o nosso coração, e a Palavra de Deus, o Filho de Deus, cujo nome é pronunciado no nosso coração, é o nosso sacrifício” (São Máximo, o Confessor).

Consoante John Main, meditação gera comunidade! Nessa linha de pensamento, Laurence Freeman afirma que “não é tão surpreendente, então, que a Comunidade Mundial para Meditação Cristã venha se tornando nas últimas duas décadas, desde que foi nomeada e formada, uma família espiritual global que nasce da experiência de meditar com outros. Desde então tem gerado um alto grau de sabedoria entre seus membros acerca de como partilhar o dom da meditação com outras pessoas”.

Por mais que leiamos sobre Meditação, só compreenderemos o seu valor, experimentando-a. A fórmula química da água é H2O. No entanto, o que isso significa para a minha vida? Eu terei a melhor explicação acerca da água quando eu mergulhar num rio, num mar ou tomar um banho de cachoeira. Aí eu terei uma aula magna sobre a água. O mesmo acontece com a Meditação!

A prática da meditação influencia não só no aspecto espiritual, mas também na dimensão física e psicológica. Os Meditantes são as pessoas mais indicadas para falar acerca da importância da Meditação:

“O que posso dizer sobre a meditação é que para mim é uma benção. Sinto-me muito bem quando medito... sinto meu coração bater mais forte quando digo o Mantra... há quase 50 anos tinha insônia, agora durmo até demais, estou mais calma, acho que não estou tão agitada. Para mim a meditação é uma verdadeira graça de Deus!” (Clê).

"Assim que recebi o convite para participar do grupo de meditação logo respondi com um grande e sonoro, EU QUERO. Por quê? Sempre me senti instigada e com muita vontade de conhecer como funciona a Meditação, recebi esse convite como um presente de Deus e pronto o aceitei. Não pude comparecer aos primeiros encontros por motivo de doença mas perseverei e os áudios enviados pelo Dom Emanuel todos os dias são preciosos nesta caminhada. Meditar não é fácil principalmente nos dias de hoje onde tudo é imagem e som em nossas vidas, com a mente sempre muita agitada somos levados a nos afastarmos de nós mesmos e quando somos convidados a silenciar e nos esvaziar fica muito difícil. Mas quando conseguimos é uma experiência única e fascinante, por isso, sigo perseverando e sempre muito grata por essa oportunidade. Obrigada Senhor! obrigada Dom Emanuel!” (Susana Borges).

“Para mim foi algo inovador e edificante na minha vida. A Meditação me fez sentir uma intimidade mais profunda entre minha pessoa e Deus, tornando-me assim uma pessoa mais calma, centrada, enfim, toda vez que faço o exercício de Meditação em casa, parece que as atividades do dia a dia ficam mais leves e tranquilas! Nossos encontros quinzenais tem sido para mim uma grande escola de aprendizagem onde posso me conectar com muita simplicidade no mais profundo do meu ser com nosso Deus, me tornando assim uma pessoa mais centrada, mais calma. Enfim me sinto muito bem. E claro que tenho ainda muito que aprender, e para isso preciso de muito exercício de meditação e também muita leitura onde estamos sendo muito bem orientados pelo nosso querido Dom Emanuel. Mas como para Deus nada e impossível, tenho a certeza de que a cada dia chegarei ao mais íntimo de meu ser ao conhecimento do Amor que Deus tem por mim!” (Leda).

“Louvo a Deus nossa paróquia ser conduzida pelo Espírito Santo e, agradeço ao Dom Emanuel tê-lo ouvido em seu coração e, iniciado a Meditação Cristã com tanta boa vontade e amor! Dedicando também, todos os dias um áudio para alimentar-nos! O chamado de Deus para iniciar esta meditação foi uma benção de Amor, do Deus Amor em minha vida, pois Adoro a Deus várias vezes no meu dia, tenho desejo ardente de oração, não consigo viver sem a oração silenciosa no meu coração durante todo o dia e, sempre amei o silêncio...busco o silêncio!!! Não é fácil..., esvaziar-se de tudo, de mim mesma, do mundo, do barulho...e mergulhar no silêncio, estar com o Divino silêncio é....indescritível!!! Estou amando meus dois momentos da Meditação Cristã no meu dia! Obrigada Senhor! Obrigada Dom Emanuel!” (Ana Cristina Martins).

Dom Emanuel


Giro Pelas Pastorais

Pastoral da Saúde

Neste ano de 2017, atendendo ao pedido de Pe.Manoel e, entendendo que nosso serviço a Deus apenas termina quando Ele quiser, retomamos a Pastoral da saúde unindo com a Pastoral dos Idosos.

Nossa missão é dar continuidade as visitas aos doentes e asilos, promover atividades, levar a Eucaristia e dar assistência espiritual.

Visitamos quinzenalmente o asilo Novo Pentecostes, onde Dr Pedro Brito que é Cardiologista e Geriatra, começou a dar assistência às moradoras.

Lá levamos a Palavra de Deus, fazemos Adoração ao Santíssimo todas as primeiras sextas feiras do mês e também damos assistência material quando precisa.

Quinzenalmente também, vamos ao Asilo Lírio dos Vales, levando a Palavra de Deus e assistência Espiritual.

Muitos planos ainda temos pela frente como: incentivar os paroquianos para a doação de sangue e de medula, aulas de alongamento, programar viagens para a terceira idade, programar um chá, jogo de cartas, palestras que orientem sobre como envelhecer com saúde e alimentação saudável.

Para que isto aconteça necessitamos de muitos voluntários para que este trabalho possa ser um verdadeiro serviço a Deus na comunidade e na unidade.

Eu entendo que Deus nos dá dons para serem colocados à serviço dos irmãos por isso, não podemos cruzar nossos braços, quando podemos fazer algo para alegrar para ajudar alguém, tendo em mente que é melhor dar que receber.

Clê


Cantinho da Família

Meu nome é Ana Paula, sou casada há 21 anos com o Miro e tenho 2 filhos: Victor de 19 anos e a Giovanna de 14 anos. Moramos em São Paulo há 5 anos e frequentamos a paróquia de Santa Suzana desde então.

Minha vida sempre foi de muitas provações e cada uma que tive, busquei com todas as minhas forças o significado da Fé!

Minha história aqui na igreja se intensificou mesmo, ou seja, minha relação de cumplicidade e fidelidade com Jesus e Maria começou mesmo após termos feito o XV ECC em setembro de 2015.

Assim que terminei o ECC no domingo, chegamos em casa e abri o resultado de um exame que peguei na sexta-feira. Eu não abri o exame porque estava atrasada para o 1º dia do ECC e no sábado também não abri porque me esqueci dele.

Hoje sei que Deus não me deixou abrir para eu ter mais sustentação de Fé para enfrentar o que teria por vir. Então o resultado foi aberto por mim e nele estava escrito que eu estava com um câncer no estômago.

Eu, que naquele momento estava super feliz e com a certeza que minha vida iria mudar em relação á igreja, me senti sem chão. Senti-me desolada, chateada, amargurada e totalmente descrente da minha fé! Cheguei á questionar Jesus dizendo: Porque eu?

Eu que já tinha perdido minha mãe aos 6 anos de idade e meu pai aos 18 anos. Eu que tinha tido um câncer no intestino em 2008 e um no couro cabeludo em 2014 .Já não estava bom?

Meu marido desde o 1º momento do diagnóstico e até hoje após minha cura, é o que mais me acolhe e me sustenta!

Ele, que antes do ECC era um homem de pouca Fé, me disse: "Vamos superar mais esta, vai dar tudo certo como sempre deu". "Deus não vai nos abandonar logo agora. Ele permitiu que fizéssemos este encontro com algum propósito."

Sim, Ele nos deu a oportunidade de fazer o ECC e mudar a nossa história. Após ter chorado muito naquela noite, pedi a Deus que não me abandonasse e eu sabia e confiava no poder de cura que ele tinha.

E foi por causa do que vivenciei no ECC que busquei as minhas forças. Lá eu aprendi que para quem tem Fé em Deus, o impossível é temporário! Em dezembro de 2015 eu recebi um outro diagnóstico de tumor no endométrio. Aí meus irmãos, eu já estava calejada... Meu grupo de ECC (Grupo Paixão), me deu todo apoio, eles foram meus verdadeiros Cirineus.

Todos os dias, agradeço a Deus por ter me dado mais esta família. Eles não me deixaram desanimar, oraram comigo, sofreram comigo e se alegraram comigo após o diagnóstico da minha cura. Além do grupo Paixão, fiz várias amizades aqui na paróquia. Amizades essas que levarei pra vida toda.

Passei também nesta época a frequentar um grupo de oração no condomínio onde moro (Paulistano) e todas as segundas-feiras, nos reunimos para rezar o terço e fazer a leitura do Evangelho. A cada segunda que se passa tenho conseguido levar outras pessoas para terem a oportunidade de trocar experiências e vivência com testemunhos incríveis, assim como o fortalecimento da nossa Fé!

Tenho ainda, um outro grupo que fiz aqui na Santa Suzana, que se reúne para rezar e louvar a Deus todas as semanas: minha terceira família!



Com eles tenho aprendido mais sobre o evangelho e quão forte é o poder do Espírito Santo sobre nós! Eles me fizeram crer que o senhor tem um plano lindo pra minha vida e de minha família, um plano de levar até as pessoas o testemunho de Fé de um Deus que é tremendo e maravilhoso, um Deus que é amoroso e misericordioso. E não poderia também deixar de dizer o quanto minha filha Giovanna mudou sua visão dos planos de Deus depois que fez sua crisma agora em novembro de 2016.

Enfim, gostaria de terminar o meu testemunho com uma frase de Charles Chaplin: "Penso que a Fé é a extensão do espírito. É a chave que abre a porta do impossível"

Ana Paula, Miro, Victor e Giovanna