Próxima Etapa – Esqueleto Estrutural do Centro Pastoral e da Matriz

As obras da Matriz e do Centro Pastoral continuam avançando, pouco a pouco, sem deixar de lado a manutenção da capela de Santa Suzana e a sua integração ao Matriz Paroquial de Santa Suzana.

Revitalização atrás da Capela

Esqueleto estrutural da Matriz e do Centro Pastoral (em branco)

Depois da inauguração em 28 de Dezembro de 2019, do Oratório, que promove um espírito de adesão a Jesus Cristo e convida todos os que se aproximam da Capela de Santa Suzana a entrar para a sua Igreja, estamos agora reformando a parte da trás da Capela, com a construção de novos banheiros, nivelamento do piso e construção de uma escada de acesso externa ao estacionamento.

Com as obras já andamento, os espaço atrás da Capela será ao mesmo tempo revitalizado e passará a estar mais integrado ao conjunto de todo do Matriz Paroquial. Eventos de menor porte poderão ser ali realizados, com o apoio de uma pequena copa independente da infraestrutura do Salão Paroquial.

A meta para 2021 é a construção do esqueleto estrutural da Matriz e do Centro Pastoral. É uma etapa muito importante e que demandará mais recursos financeiros do que as etapas dos últimos dois anos.

É muito importante que realizemos esta etapa em 2021.

Sem ela, nada mais poderá avançar.

Depois dela, várias frentes de obras poderão ser concluídas em etapas menores.

Por exemplo, depois do esqueleto estrutural pronto, podemos concluir a capela do Santíssimo, ou um andar do Centro Pastoral, ou mesmo concluir o acabamento do Salão Paroquial, etc.

Depois do esqueleto estrutural pronto teremos condições de voltar a pleitear recursos internacionais, que são disponíveis agora apenas em volumes menores e para escopos de obra que entreguem um espaço em condições de uso.

Se olharmos para o passado, vamos ver que muito – muito mesmo – já foi realizado, graças à imensa bondade do Senhor para com a nossa Paróquia, nos agraciando com recursos financeiros vindo de múltiplas fontes.

Os paroquianos de Santa Suzana têm sido fiéis, com suas contribuições para o M2 e – principalmente – com suas orações.

É confiando nesta fidelidade que pedimos a todos que intensifiquem as suas orações e contribuições para o M2. Fazendo à semelhança à uma corrida de maratona, este é aquele momento em que temos que “acelerar um pouco mais, colocar todo o nosso esforço”, para poder seguir “ladeira abaixo” até o final da prova.

Banheiro e Cozinha do Salão Paroquial

O Salão Paroquial, inaugurado em 30 de Junho de 2018, tem sido uma bênção para a nossa Paróquia.

Passamos a ter um espaço celebrativo grande o bastante para acomodar os paroquianos nas missas dominicais mais concorridas e nas grandes celebrações do ano litúrgico. Pudemos realizar ali já algumas festas de confraternização, tão importantes para criar e alimentar o espírito de comunhão dos paroquianos.

Agora, vamos dar mais um passo para tornar o Salão Paroquial ainda mais funcional. Já iniciamos as obras para construir os banheiros e a cozinha, previstos em projeto, que ficarão no fundo do Salão Paroquial. Ao mesmo tempo, vamos completar as impermeabilizações de paredes e lajes que não foram realizadas na etapa anterior por falta de verba, resolvendo assim o problema de infiltração de água observado nos dias de chuvas intensas.

Estas obras serão realizadas já em caráter definitivo, com a arquitetura e acabamentos finais. Vamos assim, pouco a pouco, avançando na construção da Matriz Paroquial.

Chegamos até aqui graças às contribuições e – principalmente – as orações de todos. E, para dar mais este passo, voltamos a pedir que a sua ajuda possa se intensificar um pouco para juntarmos o montante necessário para esta etapa.


Oratório e banheiros da Capela Santa Suzana

A capela de Santa Suzana não está esquecida. Ela ganhará um Oratório à sua frente, que irá não só embelezar a sua entrada, mas favorecer um espírito de adesão a Jesus Cristo, que nos convida para a sua Igreja, em todos os que se aproximam da Capela.

Em seguida, depois de prontos os banheiros e a cozinha do Salão Paroquial, será reformada a parte da trás da Capela, com a construção de novos banheiros, nivelamento do piso e revitalização do paisagismo.