Doações à Cáritas

Abril - 2019

Nossa ação caritativa da Quaresma foi um sucesso! Tivemos quase 40 condomínios envolvidos na nossa região com grande arrecadação de alimentos e roupas destinadas às famílias atendidas pela Pastoral do Quilo e para a nossa Cáritas! Muito obrigada por todo o evolvimento para essa grande arrecadação!!!

Vigília de Natal

Dezembro - 2018

Em uma linda celebração da Vigília de Natal, reunimos cerca de 530 paroquianos em nosso salão paroquial!
Uma benção! Foi uma grande alegria !!!

Missa de encerramento das novenas

Dezembro - 2018

No Dia 16/12 tivemos uma missa de encerramento das Novenas de Natal no Condomínio Paulistano, com grande participação de condôminos!
Uma verdadeira bênção ver todas essas famílias celebrando conosco o verdadeiro sentido do natal!

Investidura dos novos coroinhas

Dezembro - 2018

No último dia 09 de Dezembro, 9 crianças foram investidas coroinhas em nossa paróquia, que agora conta com 30 coroinhas!
Foi uma linda celebração na Comunidade São Paulo Apóstolo!
Que alegria poder ver essas crianças querendo servir ao Senhor com tanta disposição e alegria! Que Deus os Abençoe!

Ação dos jovens do Dia das Crianças

Outubro - 2018

No dia 05 de outubro, em comemoração ao dia das crianças, o Grupo de Jovens da Paróquia Santa Suzana proporcionou uma tarde de alegria para as crianças da CAMACC (Casa de Modelo de Apoio a Criança com Câncer). A CAMACC acolhe crianças e acompanhantes, vindas de outras cidades do país, enquanto durar o tratamento na Capital. Os jovens participaram de atividades com as crianças, fazendo leituras, desenhos, brincadeiras, esculturas com balões e ao final serviram bolo, docinhos e refrigerante. Eles também levaram os palhaços Risadinha e Capitão Alegria que fizeram muitas palhaçadas e transmitiram uma linda mensagem de fé e esperança. Foi uma tarde de muita festa, alegria e principalmente de conscientização de que com muito pouco podemos fazer o bem e transmitir a mensagem de Cristo.

Ao lado temos os depoimentos de duas crianças:

"Eu achei que foi uma experiência muito positiva, iria de novo com certeza. As crianças me ensinaram muito falando pouco. Não sei descrever muito bem a sensação mas eu voltei com uma energia de ter feito o bem para alguém."

Laura Amorim, 16 anos

A minha experiência na CAMAAC foi muito boa, me deu oportunidade de enxergar que as vezes um simples sorriso faz toda a diferença nada vida das pessoas. Isso me fez aprender que eu tenho sempre que ajudar quem mais precisa, e aí faz eu me sentir bem. Saí extasiada de felicidade e com uma sensação de dever comprido, passar um tempo com as crianças e vê-las rirem e se animarem é mais do que gratificante. Sempre que eu puder eu vou voltar, pois não tem nada melhor do que ajudar o próximo.

Gabi Guedes, 17 anos

Solenidade Nossa Senhora Aparecida

Outubro - 2018

No Dia 12 de Outubro tivemos uma linda celebração em nosso Salão Paroquial em honra a Nossa Mãe e Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.

Cerca de 250 paroquianos estiveram nessa linda e emocionante missa celebrada pelo nosso Pároco Padre Manoel.

Que Nossa Senhora interceda pelo nosso País e pelas eleições que estão se aproximando.

Rally Bíblico

Setembro - 2018

No último dia 30 de Setembro, tivemos em nossa Paróquia o Primeiro Rally Bíblico! Idealizado pelo Padre José, foram 60 perguntas sobre o Evangelho de São Marcos em que os nove grupos que participaram puderam escolher entre 3 alternativas.

Foi um dia de muito aprendizado e também diversão e confraternização da nossa Paróquia! Um dia incrível que deixou gostinho de quero mais para os próximos! O grupo Campeão foi o Ágape, com Cicinha, André e Edilene.

Ganharam uma coleção de livros do Curso Bíblico do Padre José!

Tivemos muitos sorteios, animação, churrasquinho e outras delícias preparadas pelo pessoal do Crisma. Um dia inesquecível!

Grupo de Jovens

Agosto - 2018

No dia 05 de agosto foi retomada as reuniões do grupo de jovens da Paróquia Santa Suzana. Os jovens foram recepcionados pelo Pe Clemente e pelos casais Clariane e Hayashi, Helena e Paulo e Mayra e João Paulo. Esses casais são os responsáveis pelo grupo com apoio do Padre Clemente.

O objetivo do grupo é proporcionar aos jovens um ambiente amigável onde possam conversar sobre diversos assuntos, trocar experiências, expor suas dificuldades, realizar trabalho social, afinal os jovens tem uma energia maravilhosa que precisa ser compartilhada.

No primeiro dia fizemos uma dinâmica muito divertida onde um apresentava o outro para que eles pudessem se conhecer melhor. Após a dinâmica todos participaram de uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. A reunião aconteceu no Cáritas.

4º TLC de Nossa Paróquia

Junho - 2018

Com a graça de Deus realizamos nos dias 25, 26 e 27 de maio de 18, o 4º TLC (Treinamento de Liderança Cristã) da paróquia de Santa Suzana. O TLC é um retiro voltado para jovens, solteiros e tem como objetivo fazer o anuncio da Palavra, um chamado ou até mesmo de resgatar nossos irmãos mais jovens que encontram-se necessitando de ajuda e muitos ainda no inicio de sua caminhada Cristã. Esse ano foram 62 jovens que passaram o final de semana em retiro e que desfrutaram de uma experiência única e maravilhosa com Jesus, foi realmente uma grande benção para nossa paróquia.

Queremos aproveitar para agradecer a você irmão que tem apoiado essa ação que prepara e cuida do futuro de nossa paroquia, de nossas futuras famílias e nos ajuda com doações, participando dos eventos como voluntário, adquirindo convites para nossos eventos e partilhando seu tempo conosco, você é parte disso e louvamos a Deus por sua parceria e generosidade, muito obrigado!!!


Para que possamos partilhar um pouquinho dessa obra, destacamos a seguir o depoimento da Laura Amorim jovem que estive no 4º TLC:

“Cara!!! o TLC é uma coisinha de doido. Você chega sem saber de nada do que quer, mas sai sabendo que você nunca mais estará sozinho. Você dá muito mais valor as pessoas a sua volta. Eu amei participar, gostaria muito de viver tudo de novo, tudo lá é feito com o maior cuidado e carinho, vc se sente acolhido de forma máxima.”

Laura Amorim (15 anos)

Carna TLC

Fevereiro - 2018

No Último dia 03 de Fevereiro, tivemos em nossa Paróquia o II Carna TLC: uma deliciosa feijoada com bailinho de carnaval em prol do 4º TLC da nossa paróquia, que acontecerá em Maio desse ano.

Neste dia, pudemos sentir o espírito de comunidade de forma plena, tanto por parte dos irmãos que ajudaram na confecção da feijoada, aqueles que ajudaram na organização, decoração, até aos irmãos que compraram convite para prestigiar nosso evento.

Foi um dia delicioso no qual pudemos todos nos fantasiar, vimos famílias todas com temas surpreendentes, fantasias criativas e também aqueles que colocaram um colar de havaiano para estar


no clima da festa. Tivemos concursos de fantasias em diversas categorias, o que animou ainda mais a brincadeira.

Crianças na brincadeira da gincana, adultos batendo papo em um delicioso dia de confraternização e união entre nossos irmãos ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.

Isso tudo sem falar na feijoada que estava pra lá de deliciosa!

Obrigada Comunidade Santa Suzana por todo apoio nesse evento! Atingimos a meta que incialmente traçamos e passamos um dia muito feliz!


A História do Terço dos Homens na Paróquia

Fevereiro - 2018

Tudo se iniciou há 17 anos, quando a Maria Ângela começou a participar do terço semanal às sextas-feiras, na casa da Maria Lúcia e do Sérgio Pereira Rodrigues, terço que continua até hoje. O testemunho delas, firmes na fé e no agradecimento das inúmeras bênçãos alcançadas pela intercessão de nossa senhora, contagiou os maridos.

Há 05 anos se realiza o terço mensal dos homens deste grupo de mulheres, do qual participo assiduamente e que teve como origem a oração pela saúde do André Lomar (grande incentivador do coral).



Quando participei, em novembro/17, do Encontro de Casais com Cristo 2ª etapa, ao refletirmos sobre as pastorais já existentes e as que gostaríamos de participar, comentei sobre o terço dos homens que participava e dos chamados de outras paróquias para a reza do terço dos homens.

Conversando no encontro com o Chico, da Giorgia, o assunto tomou corpo e recebendo o apoio imediato dele, decidi falar com o Padre Manoel, que abraçou a ideia, visto ser também um sonho antigo dele, que prontamente disponibilizou a Capela da Imaculada, às terças-feiras, para a realização do Terço dos Homens.


Estamos muitos felizes com esta conquista da Paróquia, que se iniciou no último dia 06 de fevereiro e com o total apoio do Pe. Manuel, que entronizou no altar da capela da Imaculada, a imagem da Nossa Senhora Imaculada conceição para que interceda por todos nós homens.

Fevereiro/Março - 2017

Pastoral da Saúde

Neste ano de 2017, atendendo ao pedido de Pe.Manoel e, entendendo que nosso serviço a Deus apenas termina quando Ele quiser, retomamos a Pastoral da saúde unindo com a Pastoral dos Idosos.

Nossa missão é dar continuidade as visitas aos doentes e asilos, promover atividades, levar a Eucaristia e dar assistência espiritual.

Visitamos quinzenalmente o asilo Novo Pentecostes, onde Dr Pedro Brito que é Cardiologista e Geriatra, começou a dar assistência às moradoras.

Lá levamos a Palavra de Deus, fazemos Adoração ao Santíssimo todas as primeiras sextas feiras do mês e também damos assistência material quando precisa.

Quinzenalmente também, vamos ao Asilo Lírio dos Vales, levando a Palavra de Deus e assistência Espiritual.

Muitos planos ainda temos pela frente como: incentivar os paroquianos para a doação de sangue e de medula, aulas de alongamento, programar viagens para a terceira idade, programar um chá, jogo de cartas, palestras que orientem sobre como envelhecer com saúde e alimentação saudável.

Para que isto aconteça necessitamos de muitos voluntários para que este trabalho possa ser um verdadeiro serviço a Deus na comunidade e na unidade.

Eu entendo que Deus nos dá dons para serem colocados à serviço dos irmãos por isso, não podemos cruzar nossos braços, quando podemos fazer algo para alegrar para ajudar alguém, tendo em mente que é melhor dar que receber.

Clê